Pular para o conteúdo

Relações Internacionais

Relações Internacionais

2022

A Cia. de Teatro Contemporâneo vai Colômbia participar do IV Cundimpro organizado pela Cia. Si Solucion Impro, para jogar Cat de Improvisação.

, em Bogotá, Mosqueira, Girardot, Funza, com  8 (oito) equipes da Colômbia, e equipes convidadas:

Impronta Criativa da Argentina (Mendoza), Los Pleimovil do Chile (Santiago), Di Que Si do Perú (Lima), El Trompo do Uruguai (Montevidéo), Liga Tica de Improvisacion da Costa Rica (San José), Big Papi dos EUA (Miami-Zaragoza), Manada Impro do Mexico (Cidade do México). 

2021

Oficina com Laura e Rick Hall, diretores musicais do famoso programa de TV Whose line is it Anyway, online, sobre a improvisação musical em que foi trabalhada a música na improvisação e estruturas de canto improvisado on line.

relações internacionais

2020

Oficina com Frank Totino do Canadá, online sobre improvisação, espontaneidade e verdade.  Oficina de oito horas/aula em que Frank explanou sobre o desenvolvimento de cenas improvisadas com espontaneidade e verdade cênica.

Participou durante a pandemia do Festival IMPRO SEM FRONTEIRAS online, com as equipes:

Liga Mendocina de Impro da Argentina, Cia. de Teatro Contemporâneo do Brasil, Impromptu da Costa Rica, Hondom do Mexico, La Mancha do Perú, Sal, pimienta y teatro do Uruguay , LIPIT liga Puertorriqueña de Improvisación Teatral e os organizadores, Lospleimovil do Chile.

2018

Turnê da Cia. de Teatro Contemporâneo a Bogotá, Mosquera,Colômbia.

A CTC vai a outras cinco cidades da Colômbia, tendo como base Mosquera, para participar do Festival Cundimpro com equipes:

Do México, Cia. Teatral Goyanechus,Gimnasio actoral, Si sas Sindicato de la improvisación sas, Mosquera impro, Complot Conspiracion, Bastidor Teatro da Colômbia, Impronunciables da Guatemala e Cia. Di Que Si de Peru. Sagrando-se terceiro lugar no Festival., 

relações internacionais

2017

Turnê da Cia. de Teatro Contemporâneo a Bogotá, Mosquera/Colômbia

A CTC vai cinco cidades da Colômbia, tendo como base Mosquera, para participar do Festival Cundimpro, juntamente com equipes do El Trompo do Uruguai, Lospleimovil do Chile, Gimnasio Actoral da Colômbia e Liga Mendoncina de Improvisacion da Argentina.

Sagrando-se nesse Festival CAMPEÃO SUL AMERICANO de improvisação. 

2016

Turnê da Cia. de Teatro Contemporâneo ao Chile

criando novas relações internacionais a CTC vai ao Chile/Santiago encontrar com a Cia. Lospleimovil.

A Cia. de Teatro Contemporâneo vai ao Chile/Santiago, para o  X Torneo Amateur de Macht de Impro de Lospleimovil, levando a equipe de seus alunos, Sungas Brancas.

Realizamos oficina com Steve Jarand (Canadá/Calgary)

Oficina de mascaras e improv do companheiro de Keith Johnstone, Steve Jarand.

2015

Recebemos as cias ImprovKandy (Suiça) e Los Pelafustanes (Argentina/Cordoba)

As cias. acima vieram para o quarto Festival Internacional de Improvisação para novas relações internacionais que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de novembro desse ano.

Realizamos oficina com Sérgio Paris (Peru/Lima)

Oficina que deu origem a montagem do espetáculo Long Form Cenas Minimas.

A Cia. Los Pelafustanes recebe da Camara de Córdoba  “Mensão Honrosa”

Por terem participado de um dos “mais importantes festivais do mundo de improv, o Campeonato Carioca de Improvisação da Cia. de Teatro Contemporâneo” (texto extraído do documento).

A CTC possui duas unidades:

1 – Unidade Botafogo – Rua Conde de Irajá 253 – Botafogo – CEP  22271-020.

2 – Unidade Tijuca – Também possui unidade na Rua General Canabarro 820 – Maracanã – CEP 20271-205.

A Cia de Teatro Contemporâneo possui a melhor estrutura para atender seus alunos do Rio de Janeiro. 

Chicago Impro festival

2014

Realizamos oficina com Jorge Rueda da cia. IMPROMADRID (Espanha/Madrid). Foi realizada oficina com Jorge Rueda, ator de uma das maiores cias espanholas de improv.

Recebemos as cias Lospleimovil (Chile/Santiago) e Los Pelafustanes (Argentina/Cordoba). As cias. acima vieram para o terceiro Festival Internacional de Improvisação, que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de novembro desse ano.

Turnê da Cia. de Teatro Contemporâneo a Chicago (Chicago Improv Festival)

– A Cia. foi representada pelo seu grupo IMPROTEMPO  e levou o espetáculo CABARET IMPROTEMPO.

Lá seus integrantes participaram de vários workshops no Second City, assistiram vários espetáculos e apresentaram o Cabaret.

Tiveram contato e troca de experiências com improvisadores Third World Improv da Filipina, Klancyk: Twisted Personalities  da Polônia, Improv Bandits da Nova Zelandia, Italianos, Dinamarqueses, Noruegueses entre outros.

2013

Recebemos as cias. Ketô (Peru), Liga Professional de Improv (Argentina/Buenos Aires) e Los Pelafustanes (Argentina/Cordoba)

Recebemos as equipes para o 2 Festival Internacional de Improvisação, que aconteceu nos dia 14, 15 e 16 de novembro desse ano.

WorkShop com Amy Roeder  Chicago/EUA-  Professora na escola Second City/Chicago.

Realizado na Sede da Cia. de Teatro Contemporâneo e aberto a todos os alunos que quisessem participar, o workshop primeira fase teve com tema a Construção do Personagem e a segunda fase técnicas de improv long form.

Turnê da Cia. de Teatro Contemporâneo a Argentina (BUENOS AIRES, CORDOBA E MENDOZA)

A Cia. formou a Seleção Brasileira de Impro e embarcou dia 19 a 29 de abril de 2013.

Foram 2 (duas) apresentações em Buenos Aires, 2 (duas) em Córdoba e 2 (duas ) em Mendoza com um total de 2 mil espectadores e muito sucesso.

2012

Workshop com o diretor Juan Cristobal Botero Angarita (COLÔMBIA) –

No dia 15 de novembro, tivemos um work shop de 4 horas cujo conteúdo foi preparação física e vocal, exercícios de comunicação e concentração, exercícios para o formato longo, a estrutura do Harold, um jogo de Harold.

Recebemos as equipes de Improvisação, desenvolvendo novas relações internacionais – Liga Professional de Improvisacíon Internacional (ARGENTINA) e Si Solución Impro(COLÔMBIA) –

Para o I Campeonato Sul-Americano de Improvisação que aconteceu na Sede da Cia. de Teatro Contemporâneo nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2012.

École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq (FRANÇA) – Aluna: Regina de Alencar Mascarenhas (foto acima) –

Cursos feitos: 1 – INITIATION DRAMATIQUE – de 17 a 26 de setembro de 2012. 2 – CORPS ET JEU – de 17 a 26 de setembro de 2012.

2011

École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq (FRANÇA) – Aluno: José Antonio Torres Segundo – Curso feito: 1- DU HÉROS AU BOUFFON – de 05 a 09 de setembro de 2011.

Workshop com Shawn Kinley ( CANADÁ)

Ator, diretos , improvisador do grupo canadense LOOSE MOSSE.

Discípulo do mestre Keith Johnstone, desde 1980. Desde então, tem feito turnês com LOOSE MOSSE, dirigindo, realizando oficinas, criando e  desenvolvendo a linguagem do Impro.

Quando Shawn está no Canadá, ele ainda está no Loose Moose. Shawn ensina na escola do Loose Moose Theatre International a mais de 20 anos

2010

Workshop com Omar Argentino Galván ( ESPANHA)

Omar Argentino Galván.-Ator,Improvisador,professor, diretor e pesquisador especializado em improvisação teatral.

Com suas oficinas e espetáculos tem visitado mais de vinte países, trabalha e trabalhou com as companhias de improvisação mais destacadas da Europa e América.

Seu outro unipessoal, Solo de Impro, é um clássico da cena improvisada mundial, o apresenta em espanhol, italiano e inglês.

Tivemos o prazer de vê-lo apresentar na Sede da Cia. de Teatro Contemporâneo. Reside em Madrid, mas vive em uma constante viagem, conhecida como Improtour.

curso de teatro internacional Los pleimovil

2009

Workshop com Bobbi Block (EUA)

Quando se pensa de improviso, na Filadélfia, encontra Bobbi Block. Bobbi é uma das fundadoras do “ComedySportz Philly”, fundadora do grupo de teatro Tongue & Groove.

Especializado em improvisação que combina a integridade dramática de dramaturgia com a tensão lúdica de trabalho gerada espontaneamente.

Por meio da inspiração de colaboração com o público, vamos examinar relações autênticas e executar fisicamente dinâmicas, emocionalmente cativante, séria-cômico de teatro … que acontece a ser improvisado.

Workshop com o Pedro Borges ( PORTUGAL)

É o atual diretor artístico d’Os Improváveis.

Ator residente do Teatro A Barraca desde 2004, onde já participou em dezenas de produções e diversos festivais nacionais e internacionais. Faz também publicidade, televisão, dublagens, locuções, eventos e formações corporativas.

Especializou-se em Teatro de Improviso. Um dos fundadores do grupos português de improvisação profissional “OS IMPROVÁVEIS” se especializou em Teatro de Improviso de formato longo.

2007

Palestra com Volker Quandt (ALEMANHA)

Diretor desde 1973, de mais de 60 apresentações na Alemanha, Suécia, Dinamarca, Brasil, Japão, Chile, Gana. Diretor Artístico da Criança e do Teatro da Juventude, no Teatro Nacional de Württemberg-Hohenzollern (LTT), em Tübingen.

Fundador do Teatro Arlequim Tübingen (“TEATRO DO ESPORTE” / “teatro esportes IMPRO Show” / IMPROamSTÜCK -! Um total de 1.250 performances como o líder) E a Harlequin Theatre editor (com muitos prêmios nacionais e internacionais)

Desde 1992, construção e supervisão de equipe de teatro -esportes em Viena, Berlim, Zittau, Magdeburgo, Rostock, Hannover, Zurique, Leipzig, Chemnitz, Trier.

2007 e 2006

Workshop com Ricardo Behrens (ARGENTINA)

Professor, diretor, dramaturgo e ator IUNA de pós-graduação da National College of Art em 1990 (Ex Conservatório Nacional de Arte Dramática, em Buenos Aires).

Desde o seu início na atividade teatral está envolvido em técnicas de pesquisa e teatrais de improvisação (Escola de Jacques Lecoq). Palhaço selecionado para o ‘Cirque du Soleil’ nas audições realizadas em Buenos Aires.

No teatro ensinou teatro de improviso, e Palhaço jogo Improv na Alemanha, Espanha, Argentina, México, Colômbia, Peru, Equador, Chile, Brasil.

Do seu trabalho e da Fundação da Escola Internacional de Improvisação LPI foram criados Ligas profissionais de Improvisação em vários países.

Com a sua experiência é reconhecido internacionalmente por Yvon Leduc – autor do Match Improv ®

Pesquisa pioneira no teatro e técnicas de improvisação Keith Johnstone, Viola Spolin e Robert Gravel em espanhol.

Ele é especialista em pesquisa e prática destas técnicas desde 1988.

Criar uma metodologia desde 1998 e organiza reuniões de trabalho para executivos, grandes escolas, grupos e instituições, dando oficinas que rapidamente se tornou referência necessária para trabalho em equipe. Ele fundou a International Improvisation Professional League (IPL) eo jogo Improv em língua espanhola do mundo (1988).

Ele é o Diretor Geral do Festival Internacional de Buenos Aires teatro de improviso já tem três edições. Neste quadro organizou o primeiro Mundial de Improvisação em espanhol em 2003.

Realizou edições posteriores, em 2004 e 2007 com os países líderes neste campo que falam em Espanhol e Português. Começamos nossas relações internacionais!

Veja também a Cia.