Início » Blog » ator » Os benefícios do teatro!

Os benefícios do teatro!

curso de teatro escola aula para iniciantes e não atores

Texto de Aline Bourseau

O teatro é um espaço seguro e de liberdade, onde existe a permissão para experimentar, observar, refletir e ser o que quiser. Também acreditamos no teatro como um espaço para novos pensamentos e ideias, E acima de tudo, um lugar onde podemos ser felizes, um espaço de troca e por isso extremamente forte para fazer amigos e promover a socialização, desenvolver-nos intelectualmente, emotivamente e socialmente, conhecer gente e trocar experiências.

 : alguns benefícios fundamentais do fazer teatro:

  • Formação de um pensamento crítico:  pois a prática do teatro amplia a capacidade de leitura do mundo e desenvolve a reflexão crítica. Ao experimentarmos diversos comportamentos sociais percebemos também de que forma estamos mostrando tal coisa e porquê, entender os subtextos envolvidos numa narrativa e suas intenções faz com que aprimoremos o olhar mais profundo da vida ao redor.
  • Sentido de identidade: Quem faz teatro desenvolve muito o autoconhecimento, isto é, sabe mais sobre si mesmo e, por isso, se torna uma pessoa mais segura e com mais propriedade sobre si mesmo, seus insights, seus limites e seus quereres. Entendemos comportamentos e ao lidarmos com situações aumentadas ou extremos como na tragédia ou na comédia, ou através de metáforas, ganhamos saber e segurança para lidar com a nossa realidade. Além desse conhecimento profundo e consciente existe também o fato de o próprio ator é para si o seu objeto de pesquisa e instrumento de trabalho e por fim a sua obra de criação e por isso o aluno de teatro aprende a se observar, a se perceber e questionar seus sentidos, aprende a se cuidar, a cuidar do seu corpo, da sua voz, da sua memória.
  • Desenvolvimento da capacidade criativa e ativação da criatividade: no teatro através de dinâmicas e exercícios de construção de uma narrativa visual e improvisação, vamos ampliando e ativando a imaginação, a escuta ativa e atenta e ainda o lidar com o que ainda não sabemos, não conhecemos e a partir daí também exercitamos o novo o que estamos criando e produzindo de forma coletiva no aqui e agora do fazer teatral
  • Socialização e Fortalecimento de relações sociais: é no teatro onde nos expomos e aprendemos a estar no coletivo de forma colaborativa, onde exite algo que está sendo construído a várias mãos. Onde encontramos todos dificuldades  e por estarmos juntos no mesmo barco nos compreendemos e nos ajudamos, percebemos esse sentimento de completude e pertencimento, observando e entendendo o outro e entendendo a sua importância dentro do trabalho alheio, o sentido de comprometimento Portanto, a atividade teatral proporciona a interação social de forma natural.
  • Amplia a plasticidade cerebral para novos pensamentos e percepções: O teatro é uma das áreas artísticas mais poderosas, pois é no teatro onde conseguimos unir diversas experiências estéticas, criando narrativas objetivas e subjetivas, onde uma pluralidade de áreas e conhecimento são integradas para uma única obra teatral: numa encenação é possível perceber uma composição artística criada através de um encontro da música, através da criação de trilhas sonoras, das artes plásticas através da criação e concepção de cenário e figurino, que vai sendo construído a partir dessa concepção cênica e dramatúrgica onde entra a atuação e direção, tudo isso a serviço da criação de uma narrativa, ou seja é o conjunto de todas essas áreas que dá sentido a narrativa de criação e montar todo um encadeamento que tenha sentido.
  • Desenvolvimento do trabalho coletivo :  no teatro que praticamos o existir em grupo, em equipe. Percebemo-nos individualmente fortes na nossa contribuição para o coletivo, estabelece-se um comprometimento onde um depende do outro para algo maior aconteça, uma cena, uma obra, uma peça. É justamente através da ação e reação que movimentamos a nossa narrativa, como somos afetamos e somos afetados e o que se torna importante é justamente esse movimento essa transformação na narrativa.  
  •  Desenvolve a segurança e confiança e auto estima:  o teatro proporciona o espaço dainvençao, das tentativas, e do erro sem julgamento e por isso há um sentimento de segurança para experimentar novas possibilidades de ser e estar diferente do que somos na vida e é exatamente aí nesse exercício da liberdade que acontece a descoberta de novas competências, fazendo  com que o aluno de teatro adquira certas habilidades que não possuía, ou aprimore algumas habilidades que não dominava. A pessoa que estuda teatro adquire a confiança  nas suas capacidades e para ir além. Consequentemente sua auto-estima aparece de uma maneira segura e acessível quando através do fazer teatral nos vemos em determinadas situações em que precisamos tomar decisões e nos conectamos com o impulso da ação. Adquirimos assim  uma postura mais positiva diante de situações da vida cotidiana.
  • Leitura objetiva e subjetiva – Ao trabalhar com textos e ideias, no teatro a expansão do pensamento abstrato onde novas sinapses acontecem se dá quando buscamos entendimentos e sentidos através dos “subtextos” que são os textos que não estão ali mas existem enquanto intenção e motivação dos personagens. Criamos novos textos mentais e sensoriais para expressar uma determinada ideia ou promover uma determinada leitura visual.
  • Trabalho da timidez:a timidez aparece quando sentimos medo do julgamento, do que vão pensar de nós, ou de achar que não somos bons o suficiente, ou ainda quando queremos parecer brilhantes, inteligentes e excelentes.  Em todas essas questões, são defesas pessoais que justamente nos confrontam com esse medo paralizador. Dessa forma o teatro vai proporcionar esse lugar seguro de experimentações e vínculos de confiança sào estabelecidos de maneira que o medo vai deixando de ser paralizador e vai dando lugar a coragem, assim a timedez vai sendo transformada em atitude e segurança, e o teatro é a forma ideal de expressão pessoal.
  • Manter o foco e a concentração nesse dia a dia cheio de estímulos e pressa, cada vez mais necessitamos de foco e concentração para a realização de qualquer atividade na nossa vida e nesse sentido, o teatro proporciona o desenvolvimento dessas habilidades, não somente no  fato de trabalhar com textos longos e curtos e que exige de nós uma construção interna de sentidos que nos ajuda a fixar o texto, as direções, a movimentação e faz com que a nossa memória seja ativada e o foco seja requerido, principalmente no momento da cena. Outro ponto importante nesse assunto é que por ser uma atividade coletiva, em que um depende do outro para que a cena aconteça, o senso de responsabilidade ajuda o aluno a manter a sua atenção totalmente centrada na encenação até que ela termine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *